As usinas a fio d’água são aquelas que não possuem um grande reservatório de água, geralmente têm vazões elevadas e desníveis menores. Já as usinas com reservatórios têm a capacidade de armazenar água e regular seu funcionamento para atender às demandas de energia de forma diária, semanal, sazonal ou plurianual.
As usinas a fio d’água são mais sustentáveis e possuem menor impacto ambiental em comparação com as usinas com reservatórios de água. Elas aproveitam o fluxo natural dos rios, sem necessidade de grandes reservatórios, resultando em menor interferência no ecossistema aquático e na vegetação. Além disso, não requerem o deslocamento de comunidades locais e preservam a biodiversidade da região. Por isso, as usinas a fio d’água são uma opção mais eficiente e com menor impacto social e ambiental para a geração de energia hidrelétrica.
A Marombas Energia adotou esse modelo para duas de suas usinas, a CGH Marombas I e a CGH Invernada das Mulas, percebendo os benefícios da minimização do impacto sobre o ecossistema aquático, menor interferência na fauna e flora locais e impacto social reduzido.