Sustentabilidade e Recuperação Ambiental Através do Plantio em Mosaico

Sustentabilidade e Recuperação Ambiental Através do Plantio em Mosaico

É de forma integradora, sistêmica e circular que o setor de árvores cultivadas trabalha, cuidando desde o plantio até o pós-uso do produto, trazendo inúmeros benefícios para o clima. Atualmente, o Brasil planta, colhe e replanta árvores em 10,2 milhões de hectares, sempre buscando expandir sobre áreas degradadas e pastagens de baixa produtividade. Todos os dias, são plantadas 1,8 milhão de árvores, que ajudam a remover e estocar carbono da atmosfera, contribuindo para a recuperação de áreas degradadas e para um manejo sustentável.

Uma prática muito importante adotada pelo setor é o plantio em mosaico, que consiste na intercalação de áreas de conservação com as áreas de árvores cultivadas, criando um ambiente equilibrado em nível de paisagem. Atualmente existe a conservação de 6,91 milhões de hectares de vegetação natural, equivalente a extensão do estado do Rio de Janeiro.

As árvores ajudam a absorver o dióxido de carbono da atmosfera, contribuindo para a redução do aquecimento global e melhorando a qualidade do ar. Além disso, a produção de papel e madeira provenientes de árvores cultivadas de forma sustentável evita o desmatamento de florestas naturais.

O plantio em mosaico é uma prática adotada pela Marombas Florestal, pois está diretamente alinhada com a nossa visão estratégica de promover a sustentabilidade e a preservação ambiental. Essa abordagem não só reforça nosso compromisso com o manejo responsável das florestas, como também apoia a recuperação de áreas degradadas e o uso consciente dos recursos naturais.

Assim, seguimos agregando valor sustentável ao setor, impulsionando nossa missão de integrar prosperidade e respeito ao meio ambiente.

Fonte: IBÁ 2024 RELATÓRIO ANUAL

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?